Atual número 65 do ranking da ATP, o brasileiro João Fonseca estreou com o pé direito no Madrid Open nesta quinta-feira. Em sua primeira partida após um mês longe das competições oficiais, ele superou o dinamarquês Elmer Moller, 114º do mundo, com autoridade: 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/3, em duelo disputado no saibro e com duração de quase 1h30min.
Com o triunfo, João avança à segunda rodada do Masters 1000 espanhol, onde terá pela frente o norte-americano Tommy Paul, atual 12º do ranking mundial. Caso siga avançando na competição, o jovem tenista brasileiro poderá enfrentar nomes de peso como Novak Djokovic e Alexander Zverev. Carlos Alcaraz também estava cotado para o torneio, mas desistiu devido a uma lesão. O Madrid Open segue até o dia 4 de maio.
Aos 18 anos, Fonseca disputou sua última competição oficial no fim de março, no Masters 1000 de Miami, onde foi eliminado por Alex de Minaur na terceira rodada. Desde então, esteve treinando no Rio de Janeiro, se preparando para a temporada de saibro. Após sua participação no torneio espanhol, ele terá como próximo grande compromisso Roland Garros, no fim de maio.
Elmer Moller, por sua vez, havia garantido vaga na chave principal após duas vitórias no qualifying, vencendo o americano Nishesh Basavareddy por 2 sets a 0 e o polonês Kamil Majchrzak por 2 sets a 1. A atual posição de 114º no ranking é a melhor da carreira do dinamarquês, mas ele não era o favorito no confronto desta quinta.