Bela Vista de Goiás realiza programação prévia do Festival da Mandioca

Dia de Campo terá passeio ciclístico, palestra técnica e competições originais

A Prefeitura Municipal de Bela Vista de Goiás realiza no dia 13/04 (sábado) o Dia de Campo, atividade prévia do Festival da Mandioca. A programação se inicia com um passeio ciclístico de 20 Km pela Trilha da Mandioca, que sai da Praça José Lobo às 06h:30 e vai até uma lavoura de mandioca, localizada no Setor Armando Antônio, na saída da cidade.

No local, após o café da manhã, haverá palestra com o Dr. Ivanildo Ramalho, da Emater Goiás, sobre o programa de Melhoramento Genético da Mandioca. O presidente da Cooperativa de Polvilho do Cará, José Atair Neto, ressalta a importância dessa programação técnica dentro do festival. “Embora a mandioca faça parte da cultura alimentar no Brasil e também de outros paísestendo sido, inclusive, declarada alimento do século 21 pela ONU, ainda são poucos os investimentos em pesquisa sobre essa raiz tão importante. Ter esse momento técnico, com a participação de produtores e estudantes é fundamental para mudarmos essa realidade”, destaca Neto. Alunos do Instituto Federal Goiano, unidade Hidrolândia, também participarão da atividade.

Competições – O Dia de Campo do Festival da Mandioca será finalizado com duas competições que marcaram a edição 2023 do evento. A primeira será a de descascar mandioca. Todos os competidores terão caixas com a mesma quantidade de raízes e, quem terminar de descascar tudo primeiro, é o vencedor ou vencedora. São disponibilizados descascadores utilizados nas propriedades que fazem o beneficiamento da mandioca, para facilitar a tarefa.

Já a segunda competição é a de quem arranca mandioca mais rápido. A “corrida” ocorre em “raias” no meio do mandiocal. Cada raia possui a mesma quantidade de raízes prontas para serem colhidas. Os competidores devem arrancar todas as raízes da raia e, quem finaliza a “corrida” primeiro, vence a prova. Os vencedores de cada uma das competições receberão troféus e premiações no dia 21/04 (domingo), último dia do Festival da Mandioca,às 14:00 horas, na Praça José Lobo.

​O Dia de Campo finaliza com um almoço que terá no cardápio o arroz mandioqueiro. “Esse arroz é feito tradicionalmente pelos produtores da região do Cará. Leva carne e mandioca no meio do arroz. Além de ser uma delícia, é mais uma forma de valorizar essa cultura da mandioca e fortalecer a identidade regional desses homens e mulheres que vivem da agricultura familiar, cultivando e beneficiando essa raiz”, ressalta a secretária municipal de desenvolvimento rural, Kelen Alves.

Leia também

É o comércio, estúpido

0
​Por Luciano Almeida, advogado e colunista da Folha Metropolitana Moro no primeiro andar, em um...

Confraternização das Mulheres que Inspiram teve presença da coronel Cláudia Lira

0
Em 28 de novembro, a capital de Goiás foi palco de brilhante noite de confraternização...

Em alta, abate de bovinos atinge 1,06 milhão de animais em Goiás

0
Produção de frangos, ovos e leite também cresceu no estado no terceiro trimestre de 2024 Goiás...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quinta-feira, 12 dezembro 2024

Últimas notícias