Atacante está próximo de reforçar o Barcelona em janeiro; partida contra o Santos pode marcar sua despedida do Athletico diante dos torcedores
O atacante Vitor Roque está prestes a realizar, neste domingo contra o Santos, seu último jogo pelo Athletico na Arena da Baixada diante da torcida. As negociações entre o Furacão, o Barcelona e os representantes do jogador avançaram consideravelmente, e há a expectativa de que ele se junte oficialmente ao elenco do clube espanhol já no próximo mês.
Mesmo nesse cenário, existe a possibilidade de Vitor Roque iniciar como titular contra o Santos. Após dois meses de recuperação de uma lesão no tornozelo, o atacante retornou na última semana. Ele entrou durante o segundo tempo contra o Vasco e, na quinta-feira, foi a campo no intervalo, marcando o gol do Furacão no empate com o Cruzeiro.
De acordo com a imprensa espanhola, o Barcelona teria recebido autorização para inscrever Vitor Roque nesta janela, graças à flexibilização do fair play financeiro na La Liga e à lesão de Gavi. O clube espanhol obteve permissão para utilizar 80% da folha salarial de Gavi na inscrição de outro jogador para a temporada 2023/24.
Em julho deste ano, Athletico e Barcelona fecharam um acordo por Vitor Roque no valor total de 74 milhões de euros, incluindo montante fixo, bônus e impostos, tornando-se a maior negociação na história do futebol brasileiro.
No acordo, ficou estabelecido que Vitor Roque permaneceria no Brasil até meados de 2024. No entanto, o Athletico concordou em liberar o jogador para se juntar ao clube catalão com seis meses de antecedência, ou seja, em janeiro.
É relevante ressaltar o interesse do técnico Xavi em contar com Vitor Roque o mais rápido possível, especialmente para proporcionar mais descanso a Lewandowski.
Antes da lesão de Gavi, a principal via para o Barcelona contar com o brasileiro no início de 2024 era a adaptação ao fair play financeiro da La Liga, seja através da venda de jogadores ou de novas fontes de receitas, como patrocínios ou venda de ativos.