Com cerca de 120 espécies espalhadas pelo mundo, pelo menos três delas vivem no Brasil, uma dessas espécies mora nas cavernas do Parque Estadual da Terra Ronca, no município de São Domingos-Go.

O cerrado brasileiro esconde muitas espécies e segredos, mais de 4.000 dessas espécies  são endêmicas, ou seja, nativas da região. Além do lobo-guará que já é um símbolo desse bioma, e da capivara, animais bem curiosos vivem por essas terras. Como é o caso do amblipígio que faz parte da família das aranhas, porém não possui peçonha, mas que é um ávido caçador. Com quatro pares de olhos, captura suas presas por emboscada, esperando pacientemente para pega-las com seus pedipalpos, alimentando-se de insetos e outros aracnídeos e pequenos vertebrados.

O amblipígio não é o único protagonista, também chama atenção peixes albinos e à aranha marrom, essa sim inocula veneno. Tendo sido mapeadas mais de cem cavernas na Terra Ronca, um dos maiores agrupamentos de cavernas da América do sul, algumas têm mais de 23 quilômetros. Um lugar de inúmeras belezas naturais e paisagens impares, com suas estalactites, formações que são originadas pelo gotejamento através das paredes, ao se misturar com os minerais contidos na rocha, tornando-se sólidas, sendo que as estalactites surgem de cima para baixo e as estalagmites emergem de baixo para cima.

Além da exuberância das formações rochosas, uma atração à parte são os rios subterrâneos de águas cristalinas, sem contar as cachoeiras de águas mornas da região, que completa a experiência desse contato com o ambiente natural. A vegetação, os animais e mananciais, tudo que os amantes da natureza gostam e precisam para ter uma boa experiência.     

Para conhecer essa terra fértil, de uma fauna riquíssima, uma flora estonteante e formações rochosas que te levam a um submundo pré-histórico e cheio de aventura, a viajor projetos pedagógicos organiza expedições para o local, sempre acompanhado por um guia credenciado, conhecedor das espécies nativas, o pacote é completo para que a experiência se torne plena. O pacote inclui traslado, hospedagem, alimentação, serviço de guiamento, ingressos, entre outros. Tudo isso respeitando a cultura e economia local, para que a área não seja explorada e sim vivenciada.

Esses passeios pela natureza ainda pode ter a presença ilustre do Biólogo, aventureiro e conservacionista Richard Rasmussen, que agrega valor a expedição, pois é conhecedor do local e das espécies lá encontradas. Com experiência vasta nos mais variados biomas, da uma verdadeira aula de ciência e ecologia, fazendo com que o visitante extraia todo esse conhecimento e vivencie mais amplamente essa imersão na natureza.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui