Um menino da Califórnia, EUA, morreu após contrair uma ameba comedora de cérebro. A informação é da Fox News e, segundo a família, ele “foi atacado” enquanto nadava, no mês passado.
David Pruitt, 7, foi levado de avião para o UC Davis Medical Center em 30 de julho, de acordo com a página de arrecadação de fundos da família. Cerca de uma semana depois, o menino morreu.
Crystal Hayley, tia do garoto, disse que ele foi diagnosticado com meningoencefalite amebiana primária (PAM), uma infecção rara e devastadora do cérebro. A Associated Press informou que no início deste mês, autoridades de saúde no condado de Tehama disseram que uma criança com menos de 10 anos foi provavelmente infectada em um lago do condado de Tehama, mas não revelou exatamente onde ou a idade da criança.
De acordo com a Tehama County Health Services Agency, houve apenas 10 casos de PAM relatados na Califórnia desde 1971.
Ameba comedora de cérebro
O PAM é causado por Naegleria fowleri, também conhecida como ameba comedora de cérebro. Esta é encontrada na água doce e no solo – como rios e piscinas comunitárias, por exemplo. Geralmente infecta as pessoas quando a água contaminada entra no corpo pelo nariz e chega ao cérebro, onde causa a PAM.
Normalmente, a maioria dos casos são fatais, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). A morte geralmente ocorre entre um e 18 dias após o início dos sintomas. O PAM é difícil de detectar devido à rápida progressão da doença.