Goiânia cria Fórum Municipal de Mudanças Climáticas com apoio da Amma

Lei publicada no último dia 30 institui o Gynclima, que vai formular estratégias para mitigar os impactos das mudanças climáticas e suas consequências socioambientais e econômicas

A capital goiana deu um passo histórico no enfrentamento à crise climática com a criação do Fórum Goianiense de Mudanças Climáticas (Gynclima), oficializado pela Lei nº 11.381, aprovada pela Câmara Municipal de Goiânia e que entrou em vigor no dia 30 de abril, com a publicação no Diário Oficial do Município. A iniciativa, apoiada pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), representa mais um marco na agenda ambiental da cidade e visa consolidar políticas públicas para fortalecer a resiliência urbana diante dos desafios ambientais.

O Gynclima tem como objetivo promover cooperação e diálogo permanentes entre governo, academia, setor produtivo e organizações da sociedade civil. O fórum irá formular estratégias para mitigar os impactos das mudanças climáticas e suas consequências socioambientais e econômicas, buscando soluções inovadoras e inclusivas.

A presidente da Amma, Zilma Peixoto, explicou que a Amma e a Prefeitura de Goiânia reconhecem a relevância e a necessidade de priorizar o combate às crises climáticas, com avanços inéditos. Um deles é a criação da Gerência de Combate às Mudanças Climáticas e Fomento à Política de Redução do Carbono na Amma; outro é a criação do Gabinete de Combate às Crises Climáticas, composto por representantes de diferentes pastas da Prefeitura Municipal. “Este fórum será essencial para unirmos forças e construirmos uma cidade mais preparada para os efeitos da crise climática. A Amma segue determinada em liderar ações concretas em defesa do meio ambiente”, afirmou Zilma.

O gerente de Combate às Mudanças Climáticas da Amma, Gabriel Tenaglia, destacou a relevância prática da iniciativa. “Agora temos uma estrutura robusta e permanente para planejar e executar políticas públicas eficazes. Este é um marco histórico para Goiânia e um grande passo no sentido do combate às crises climáticas”, explicou.

A Gerência de Combate às Mudanças Climáticas e Fomento à Política de Redução do Carbono terá papel central nesse processo, por meio de ações e mobilização da sociedade, para garantir que Goiânia se torne uma cidade cada vez mais sustentável e preparada para os desafios do presente e do futuro. “Estamos comprometidos em avançar na implementação de medidas eficazes que façam frente às transformações climáticas. Este fórum é um espaço estratégico para a construção coletiva de políticas resilientes”, concluiu a presidente Zilma.

Foto: Jackson Rodrigues

Leia também

Jorginho assina pré-contrato com o Flamengo, afirma Joanna de Assis

0
Segundo a apresentadora, o meio-campista firmou um vínculo de três anos com o clube carioca. O...

Prefeitura de Senador Canedo divulga calendário do IPTU e ITU 2025 com desconto de 20%

0
IPTU pode ser pago com desconto ou em até seis parcelas sem juros A Prefeitura de...

CONCLAVE

0
A igreja Católica já avisou que os 133 cardeais que deverão participar da escolha do...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

domingo, 11 maio 2025

Últimas notícias