Após um jejum de 64 anos, a Espanha volta a ter um jogador coroado como o melhor do mundo. Rodri, meio-campista do Manchester City e campeão da Eurocopa pela seleção espanhola, conquistou a Bola de Ouro de 2024, desbancando o favorito brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, que não compareceu à cerimônia.
A longa espera continua para o Brasil, que não vê um vencedor desde Kaká em 2007. Vinícius Júnior, entretanto, conquistou a melhor colocação para um brasileiro desde então. Antes dele, Neymar havia sido o mais bem posicionado ao alcançar o terceiro lugar em 2015 e 2017.
Rodri se junta ao seleto grupo de espanhóis vencedores da Bola de Ouro: antes dele, apenas o argentino naturalizado espanhol Alfredo Di Stéfano (1957 e 1959) e Luis Suárez (1960) haviam conquistado o troféu, numa época em que apenas jogadores europeus podiam concorrer.
Em seu discurso, Rodri homenageou os ídolos do futebol espanhol e destacou que sua vitória é uma conquista para todo o país. Ele também reforçou que o prêmio representa um reconhecimento à importância de outras posições no campo, além dos atacantes.