O Barcelona está prestes a fazer uma forte investida por Erling Haaland. De acordo com o jornal espanhol "Sport", Joan Laporta, presidente do clube, sempre sonhou em contratar o atacante norueguês e vê essa transferência como o movimento decisivo de sua gestão, antes do fim do mandato. Para viabilizar a negociação, Laporta teria desenvolvido estratégias para contornar a crise financeira do clube e trazer o jogador em 2025 ou 2026.
O objetivo de Laporta é que a chegada de Haaland seja um marco na reinauguração do Camp Nou, que está em reformas desde junho do ano passado, com conclusão prevista para a temporada 2026/27. O presidente estaria disposto a mobilizar todos os recursos do clube para fechar a negociação.
Um ponto a favor dessa possível transferência é o bom relacionamento entre Laporta e o representante de Haaland. Além disso, a possível saída de Pep Guardiola do Manchester City pode criar o cenário ideal para que o Barcelona apresente uma proposta atraente ao jogador.
Vale lembrar que esta não é a primeira vez que Haaland é cogitado no Barcelona. Quando ainda estava no Borussia Dortmund, em 2021, o Barça disputou sua contratação com gigantes como o Real Madrid, mas o atacante acabou optando pelo Manchester City, onde está desde junho de 2022.
Na última janela de transferências, o foco do Barcelona foi Nico Williams, do Athletic Bilbao. Embora ele continue no radar do clube, Haaland agora se tornou a grande prioridade de Laporta.
Atualmente, o Barcelona conta com Robert Lewandowski como centroavante titular. Apesar de seu ótimo início de temporada, com 12 gols e duas assistências em 11 partidas, o polonês já tem 36 anos, o que leva o clube a buscar alternativas de longo prazo para a posição.
Joan Laporta está em seu segundo mandato como presidente do Barcelona, tendo assumido o cargo novamente em 2021, após liderar o clube de 2003 a 2010.