NOITE DE AUTÓGRAFOS E RODA DE CONVERSA ABORDAM RELACIONAMENTOS DA INTERNET

Jornalista e psicóloga estarão em evento no qual será abordado o tema tratado na obra “Amor, do virtual para o real”, de autoria de ambas

Os desafios de se conhecer alguém para viver um relacionamento romântico, já extrapolou e muito os limites da tecnologia. Para encontrar a almejada “cara metade” vale de tudo: até passar horas frente ao computador ou de celular na mão. E é sobre isso que versa o livro, “Amor, do Virtual para o Real”- Aprenda com histórias verdadeiras a se relacionar pela internet, escrito pela jornalista Dalvina Nogueira e pela psicóloga, Máris Eliana. O livro acompanha o pretendente a um relacionamento desde o momento da adesão ao site de namoro ou aplicativo até os primeiros encontros, ou seja, a forma de fazer aquele romance em potencial funcionar. Lançado virtualmente, no auge da pandemia da Covid-19, a obra tem ainda prefàcio assinado pelo jornalista, escritor e influencer, Thiago Mendes, e agora, pela primeira vez, terá seu primeiro lançamento presencial, com a noite de autógrafos, prevista para acontecer na biblioteca do Sesc/GO Centro, a partir das 19h da quarta-feira, 26 de junho.

Atualmente, sites e aplicativos de relacionamento pipocam na web e estão cada vez mais específicos e segmentados: tem aplicativo para solteiros, casados, baladeiros, para o público mais sério e por aí vai… Agora, com a chegada da plataforma Timeleft, que promove encontros presenciais coletivos entre pessoas que compartilham afinidades, se verifica uma mudança na forma de usar as mídias digitais, o que pode gerar uma nova forma de procura, um híbrido de virtual e presencial.

O que se nota, com a popularização dos sites e aplicativos, é que, mais do que colecionar “matchs” em aplicativos como Tinder, as pessoas buscam estratégias para se prender a atenção do pretendente, após o primeiro contato real ou encontro, pois com o encontro pela internet vieram comportamentos como o ghosting, do inglês fantasma, quando uma das partes corta abruptamente a relação, inclusive com bloqueio em redes sociais, e o mooning, quando a pessoa não some totalmente, mas coloca a outra no modo “espera”, “coloca para “dormir”, daí o emoji da lua – moon em inglês – ser o representativo dessa conduta. O desafio passa agora a ser o aprendizado de novas condutas e estratégias para se relacionar, levando em conta essas variantes e outras mais da internet, como a grande oferta de possibilidades e, claro, os golpes puros, que só visam mesmo o prejuízo de uma das partes, seja emocional ou financeira.

A psicóloga, Máris Eliana, lembra que o mundo está vivendo a quarta revolução promovida pela internet e as tecnologias e que tudo ou quase tudo hoje é digital. De modo que falar de relacionamentos provenientes de aplicativos é uma realidade cada vez mais comum. “No entanto, é possível entender que as facilidades do mundo virtual nos expõem a uma série de situações que, se não devidamente observadas, podem trazer sérios prejuízos para a integridade física e emocional do envolvido, pois acontece de pessoas serem vítimas do crime de estelionato sentimental”, alerta a psicóloga.

No evento da próxima quarta-feira está prevista, além da venda e autógrafos do livro, uma roda de conversa sobre o assunto com as duas autoras que destacam, ainda, o aspecto literário da obra. “Quem já tem parceiro e não está na pista do mercado romântico, pode se divertir ou chorar com as histórias! ”, adianta a jornalista, esclarecendo que todos os casos são relatos de pessoas reais: “Como tudo que é da vida mesmo, tem tragédia e comicidade, vale pela leitura das histórias!”, completa.

Sobre Dalvina Nogueira e Máris Eliana

Dalvina Nogueira
Escritora, jornalista com mais de 20 anos de experiência. Adepta e estudiosa do estilo Jornalismo Literário, com experiência em mídia impressa e televisão, onde atuou como repórter e apresentadora, produtora e editora.
A ideia de escrever um livro sobre relacionamentos que começaram no mundo virtual surgiu quando adotou essa plataforma para se relacionar. Começou pensando em apenas compartilhar suas experiências, mas em parceria com a psicóloga Máris Eliana Dietz, entendeu que poderia, além de contar histórias, orientar pessoas que procuram um relacionamento no mundo virtual.

Máris Eliana Dietz de Oliveira
Psicóloga, com mais de vinte anos de experiência, especialista em Terapia Cognitiva e Educação Inclusiva. Atua como Master Coach, palestrante e facilitadora em programas de desenvolvimento humano, relacionamentos e resiliência. Acredita que os relacionamentos virtuais podem se tornar reais, tendo ela própria se casado em decorrência de um relacionamento que se iniciou pela rede de computadores. Por isso, iniciou consultoria especializada para quem busca relacionamentos amorosos através dos meios digitais. Para ela, o objetivo é encurtar caminhos para quem pretende ter sucesso com essa nova forma de se relacionar.


Leia também

Avanços em Senador Canedo: mais de 2.200 escrituras e novas moradias para a população

0
Sob a liderança de Fernando Pellozo, a gestão municipal avança com programas de regularização fundiária...

fHá um grupo no Facebook em que os membros compartilham fotos de pessoas que se parecem com Adam Sandler

0
Há um grupo no Facebook intitulado de "Sort of Adam Sandler" (algo como "Quase Adam...

Há um grupo no Facebook em que os membros compartilham fotos de pessoas que se parecem com Adam Sandler

0
Há um grupo no Facebook intitulado de "Sort of Adam Sandler" (algo como "Quase Adam...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quinta-feira, 12 dezembro 2024

Últimas notícias