QUEM É A BOLA DA VEZ EM VIANÓPOLIS?

Em política, nem tudo que parece ser é e nem tudo que é, parece ser. As primeiras pesquisas que nos apresentaram, dão monstra de força de candidato A, B, C e D.O que intriga  muitos é o famoso questionamento: As pesquisas são confiáveis?

​Dizem que o segredo delas são as amostras. Assim como médicos conseguem descobrir doenças a partir da coleta de uma pequena quantidade de sangue de seus pacientes, é possível verificar preferências de grupos heterogêneos de pessoas consultando uma pequena fração deste contingente.

Ao contrário de enquetes que encontramos em redes sociais ou portais de notícia, pesquisas de opinião, feitas da maneira correta, seguem uma série de pressupostos científicos desenvolvidos em áreas do conhecimento tanto de exatas, como a matemática e a estatística, quanto de Humanas, como a psicologia e as Ciências Sociais. 

“A pesquisa é válida para o momento da coleta. É um resultado perecível, porque, se duas horas depois da divulgação surge um fato importante na campanha, já não vale mais. Acusações contra um candidato, desempenho em debates, denúncias contra um ou contra outro: qualquer coisa pode impactar. É tudo muito dinâmico”, afirma Márcia Cavallari, CEO do Ipec.

​A Lei nº 9.504/1997 determina que a pesquisa eleitoral deve ser registrada, sendo obrigatório a inclusão das seguintes informações: O contratante (quem paga); A Empresa responsável pela pesquisa; O valor pago pelo trabalho; A abrangência da pesquisa (nacional, estadual, local, etc.); A metodologia; O plano amostral e oquestionário aplicado.

​Seguir este registro é fácil, difícil é confiar nas amostragens apresentadas, metodologias usadas, enfim, não é difícil direcionar para a intenção de seus resultados.

Em Vianópolis já tivemos algumas pesquisas com diferentes cenários. Uma delas, colocou o ex-prefeito e hoje deputado Issy Quinan, em segundo lugar e o atual prefeito, Samuel Cotrim, em primeiro, com ampla vantagem. Sinceramente, um disparate e acinte ao melhor prefeito dahistória do município, com obras impactantes, graças a parceria com o ex-governador Marconi Perillo em suas gestões. Issy Quinan sempre honrou o apoio e reconhecimento recebido.

Pelas mãos dos correligionários do deputado, não tardou a vir outra pesquisa,trazendo a popularidade de Issy Quinan. É a mais factível. Sem ter anunciado sua candidatura a prefeito, Issy alcançou umafrente de 19,34% em relação a Samuel Cotrim e índice de rejeição de 0,54%, contra 8,99% do atual prefeito.

Pesquisas sempre nos trarão surpresas. Acompanhei inúmeras em minha militância política e a maior delas, foi em 1998, quando Marconi Perillo iniciou no Instituto Serpes com 1,67% e Iris Rezende tinha alcançado 70%.E deu no que deu. 

Em Vianópolis, Cleydson Mascarenhastem apresentado maior capacidade de arregimentação e se esta coalização tiver as bênçãos do deputado estadual Issy Quinan, ganhará esta disputa. Cleydson em seu lançamento, conseguiu levar vários ex-prefeitos, pré-candidatos a prefeito e vereador(a) e lideranças de peso do município, dando mostras da sua indubitável força, popularidade e desejo de administrar com união, assim como fez IssyQuinan em seus dois mandatos, principalmente, no respeito e atenção para com o ex-prefeitos.

Eu não tenho nada contra o atual prefeito, Samuel Cotrim. Avalio sua gestão fraca e sem obras impactantes. Tem insistido em uma publicidade excessiva, cansativa e monóloga, evidenciando uma vaidade exacerbada, razão da sua derrocada e inépcia.

Não é difícil avaliar o cenário político da nossa Princesa do Altiplano. É perceptível que a população quer mudança e será necessário políticas públicas austerasnos gastos públicos, pois o município possui dívidas enormes, a principal delas com a previdência, inchaço na máquina pública e uma espécie de reinado, onde o comandante parece não aceitar bons conselhos e orientações. Perdeu muito em não buscar Issy Quinan para orientá-lo. 

Que venham novas surpresas! Quem sabe, até o retorno de Issy Quinan, para continuar exemplificando o papel de exímio e competente gestor. Isto, ninguém pode negar. 

Cleverlan Antônio do Vale - Cidadão Vianopolino

Leia também

Há um grupo no Facebook em que os membros compartilham fotos de pessoas que se parecem com Adam Sandler

0
Há um grupo no Facebook intitulado de "Sort of Adam Sandler" (algo como "Quase Adam...

Em alta, abate de bovinos atinge 1,06 milhão de animais em Goiás

0
Produção de frangos, ovos e leite também cresceu no estado no terceiro trimestre de 2024 Goiás...

Vilela consegue no Senado aprovação de financiamento de US$ 120 milhões para obras em Aparecida

0
Contrato com Banco dos Brics será assinado no primeiro semestre de 2025 O Senado Federal aprovou...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile