Praça de alimentação do evento terá diversas opções de comidas e bebidas que têm a mandioca ou derivados como ingrediente principal
Coxinha, escondidinho, caldo, mané pelado. Essas são algumas das delícias que farão a alegria do público que, a partir desta sexta-feira (19) estará no Festival da Mandioca, em Bela Vista de Goiás. O evento ocorre até domingo (21) na Praça José Lobo, com entrada franca.
A praça de alimentação do festival terá 60 expositores. Todos os stands terão opções de comidas àbase de mandioca ou seus derivados. Até bebidas feitas com mandioca estarão disponíveis, como é o caso do chopp e da cachaça, que são produzidos a partir de variedades específicas da raiz.
Algumas opções menos convencionais que têm a mandioca entre os ingredientes prometem surpreender o público. É o caso dos doces, como brigadeiro e beijinho, que são feitos com mandioca, em vez de leite condensado, e do crepe francês, no qual a farinha de trigo da receita tradicional da massa é substituída por polvilho.
Os sanduíches também prometem surpreender o público. Neles, a mandioca aparece de diferentes formas. Tem sanduíche de costela com mandioca palha, sanduíche acompanhado com mandioca chips e hambúrguer com molho de tapioca.
A secretária municipal de desenvolvimento econômico, turismo e inovação, Queila Gomes, ressalta que o Festival da Mandioca fomenta o empreendedorismo na área gastronômica em Bela Vista. “Em 2023, tivemos comerciantes que desenvolveram receitas para levarem aos stands do festival que, depois, tornaram-se carros-chefes em seus estabelecimentos”, revela.
Outro exemplo de incentivo ao incremento nos negócios gastronômicos provocado pelo Festival da Mandioca é o das coxinhas da lanchonete do Posto Sobrado. Em 2023, o stand do posto vendeu cerca de 5 mil coxinhas na praça de alimentação nos três dias do evento. “Foi bastante desafiador, pois tínhamos uma produção totalmente manual. Para esse ano, já investimos em uma máquina para modelar as coxinhas, pra gente conseguir atender à demanda do público do festival e, também, da lanchonete do posto”, afirma Guilherme Gonçalves, proprietário do posto.