Bela Vista de Goiás realiza programação prévia do Festival da Mandioca

Dia de Campo terá passeio ciclístico, palestra técnica e competições originais

A Prefeitura Municipal de Bela Vista de Goiás realiza no dia 13/04 (sábado) o Dia de Campo, atividade prévia do Festival da Mandioca. A programação se inicia com um passeio ciclístico de 20 Km pela Trilha da Mandioca, que sai da Praça José Lobo às 06h:30 e vai até uma lavoura de mandioca, localizada no Setor Armando Antônio, na saída da cidade.

No local, após o café da manhã, haverá palestra com o Dr. Ivanildo Ramalho, da Emater Goiás, sobre o programa de Melhoramento Genético da Mandioca. O presidente da Cooperativa de Polvilho do Cará, José Atair Neto, ressalta a importância dessa programação técnica dentro do festival. “Embora a mandioca faça parte da cultura alimentar no Brasil e também de outros paísestendo sido, inclusive, declarada alimento do século 21 pela ONU, ainda são poucos os investimentos em pesquisa sobre essa raiz tão importante. Ter esse momento técnico, com a participação de produtores e estudantes é fundamental para mudarmos essa realidade”, destaca Neto. Alunos do Instituto Federal Goiano, unidade Hidrolândia, também participarão da atividade.

Competições – O Dia de Campo do Festival da Mandioca será finalizado com duas competições que marcaram a edição 2023 do evento. A primeira será a de descascar mandioca. Todos os competidores terão caixas com a mesma quantidade de raízes e, quem terminar de descascar tudo primeiro, é o vencedor ou vencedora. São disponibilizados descascadores utilizados nas propriedades que fazem o beneficiamento da mandioca, para facilitar a tarefa.

Já a segunda competição é a de quem arranca mandioca mais rápido. A “corrida” ocorre em “raias” no meio do mandiocal. Cada raia possui a mesma quantidade de raízes prontas para serem colhidas. Os competidores devem arrancar todas as raízes da raia e, quem finaliza a “corrida” primeiro, vence a prova. Os vencedores de cada uma das competições receberão troféus e premiações no dia 21/04 (domingo), último dia do Festival da Mandioca,às 14:00 horas, na Praça José Lobo.

​O Dia de Campo finaliza com um almoço que terá no cardápio o arroz mandioqueiro. “Esse arroz é feito tradicionalmente pelos produtores da região do Cará. Leva carne e mandioca no meio do arroz. Além de ser uma delícia, é mais uma forma de valorizar essa cultura da mandioca e fortalecer a identidade regional desses homens e mulheres que vivem da agricultura familiar, cultivando e beneficiando essa raiz”, ressalta a secretária municipal de desenvolvimento rural, Kelen Alves.

Leia também

Vilela consegue no Senado aprovação de financiamento de US$ 120 milhões para obras em Aparecida

0
Contrato com Banco dos Brics será assinado no primeiro semestre de 2025 O Senado Federal aprovou...

Em alta, abate de bovinos atinge 1,06 milhão de animais em Goiás

0
Produção de frangos, ovos e leite também cresceu no estado no terceiro trimestre de 2024 Goiás...

Há um grupo no Facebook em que os membros compartilham fotos de pessoas que se parecem com Adam Sandler

0
Há um grupo no Facebook intitulado de "Sort of Adam Sandler" (algo como "Quase Adam...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile