Os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028 podem apresentar algumas mudanças emocionantes em seu programa esportivo. A cidade de Los Angeles formalizou a inclusão de cinco novos esportes, que agora estão sendo considerados para fazer parte do evento. Esses esportes são beisebol-softbol, flag football, críquete, lacrosse e squash.
Essa proposta foi submetida oficialmente para enriquecer a programação olímpica da edição de 2028. No entanto, é importante observar que essa proposta ainda precisa passar por revisões e ser ratificada pelo Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI). A votação final sobre essa inclusão está agendada para ocorrer durante a 141ª Sessão do COI, que está marcada para acontecer em Mumbai, na Índia, entre os dias 15 e 17 de outubro.
Vale ressaltar que entre os esportes propostos, três já tiveram a honra de fazer parte de edições anteriores dos Jogos Olímpicos. O críquete, por exemplo, fez parte das Olimpíadas de 1900 e agora está sendo considerado no formato T20, que envolve partidas mais curtas e dinâmicas, com um limite de 20 overs.
O lacrosse, que já fez parte dos Jogos em 1904 e 1908, está sendo contemplado na variante Sixes, que é mais ágil e rápido do que as versões tradicionais de Lacrosse Field e Box. Nesse formato, cada equipe terá seis jogadores em campo.
Beisebol e softbol também estão de volta à pauta olímpica, sendo escolhidos pelo comitê organizador de Tóquio em 2020. Eles já haviam sido disputados entre 1996 e 2008. Por outro lado, o flag football, uma versão do futebol americano com contato limitado, faz sua estreia nos Jogos Olímpicos, assim como o squash.
A Comissão do Programa Olímpico do COI será responsável por emitir uma recomendação ao Conselho Executivo (CE) do COI. Se essa recomendação for aprovada, a proposta será apresentada oficialmente na 141ª Sessão do COI em Mumbai. Detalhes adicionais, como o programa final do evento e o número de vagas para atletas nos novos esportes, serão definidos em momentos futuros.