Ação continua até 7 de outubro nas sedes dos sete Distritos Sanitários de Goiânia, além de outros quatro pontos fixos que também disponibilizam vacinação, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
A Prefeitura de Goiânia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já imunizou 98.984 animais, sendo 87.868 cães e 11.116 gatos, nas três etapas da Campanha de Vacinação Antirrábica. No último sábado (30/9), foram colocados à disposição 139 pontos de imunização.
Durante esta semana, de segunda-feira (2/10) a sexta-feira (6/10), das 9h às 17h, as doses continuam disponíveis nas sedes dos sete distritos sanitários das regiões Sul, Leste e Campinas/Centro, Norte, Noroeste, Oeste e Sudoeste, além de quatro pontos fixos, como a Unidade de Vigilância em Zoonoses, a Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPAVet), além da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Faculdade de Veterinária da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC).
Nesses locais e nas sedes dos distritos, haverá doses disponíveis até o dia 7 de outubro. O morador de Goiânia que tiver acima de cinco animais pode agendar a vacinação pelos telefones 3524-3131, 3524-3129 (WhatsApp) e no 3524-3130 (plantão). A Secretaria Municipal de Saúde alerta que o vírus da raiva tem circulado em áreas urbanas e há risco de transmissão da doença para animais domésticos e para humanos.
“Embora a gente tenha eliminado as variantes do vírus mais comuns nos cães e gatos, existe o risco deles se contaminarem ao morder um morcego”, explica diretor de Vigilância em Zoonoses da SMS, Murilo Mariano Reis, ao acrescentar que a vacinação em cães e gatos é muito importante, "porque, além de proteger o animal, vai proteger também a sua família”, frisa.
Raiva
Doença viral, a raiva acomete mamíferos e pode ser transmitida aos humanos por mordida, lambida e arranhões de animais infectados. Tanto na área urbana quanto nas zonas rural e silvestre o morcego é o reservatório do vírus e fonte de transmissão para os outros animais, como bois, cavalos e macacos.
Na área urbana, a raiva é mais comumente transmitida por cães e gatos contaminados. Esses animais com suspeita de raiva apresentam sintomas como salivação espessa e excessiva, paralisia, falta de apetite, hidrofobia, fotofobia, dilatação das pupilas, além de alterações de comportamento, como agressividade, autoataque, cansaço e reclusão em locais escuros. A imunização dos animais é essencial para impedir a propagação da doença e evitar a contaminação de seres humanos com esse vírus, que possui letalidade de quase 100%. A vacina antirrábica é ofertada de forma totalmente gratuita pela Prefeitura de Goiânia.
Confira os locais de vacinação de segunda-feira (2/10) a sexta-feira (6/10):
- Distrito Sanitário Sul: Praça C-221, sem número, Jardim América
- Distrito Sanitário Leste: Avenida Cristóvão Colombo, 136, Jardim Novo Mundo
- Distrito Sanitário Campinas/ Centro: Rua 67-A, 221, Setor Norte Ferroviário
- Distrito Sanitáio Norte: Rua Carijós, 260, Setor Urias Magalhães
- Distrito Sanitário Noroeste: Avenida do Povo, Quadra 181-A Lote Área, Vila Mutirão
- Distrito Sanitário Oeste: Avenida Padre Monte, Quadra 27 Lotes 12 e 13, Bairro Goiá
- Distrito Sanitário Sudoeste: Avenida Milão, Quadra 7, sem número, Residencial Eldorado
- Unidade de Vigilância em Zoonoses: Rodovia GO-020, Km 08, Fazenda Vau das Pombas
- Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPAVet): Avenida José Martins Guerra, sem número, Jardim Balneário Meia Ponte
- Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG: Rua R-2, 1.853, Chácaras Califórnia
- Faculdade de Veterinária da PUC: Câmpus II, Avenida Engler, 507, Jardim Mariliza
Fotos: SMS