Obra liga a Capital ao trevo de Senador Canedo, uma vez que o tramo leste vai da Rua 74, no Centro de Goiânia, até a GO-403. ”Temos trabalhado ouvindo as demandas da população, executando e entregando obras”, afirma o prefeito
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, entregou mais uma etapa da Avenida Leste-Oeste na noite desta quarta-feira (27/9). O novo trecho fica localizado no tramo leste da via, entre as avenidas Manchester e Skoda, no Jardim Novo Mundo. Foram executados 410 metros lineares de galerias pluviais, 4.365 metros quadrados de asfalto, meios-fios, calçadas, muro de arrimo e sinalização viária.
Rogério destacou o compromisso da gestão em realizar obras e entregá-las. “Temos trabalhado ouvindo a população, executando e entregando obras. São várias espalhadas pela cidade. É o nosso compromisso”, afirmou o prefeito, ao lembrar obras entregues pela atual administração, iniciadas por gestões passadas, como a Praça do Trabalhador, inaugurada nesta semana.
A obra foi lançada pelo prefeito em abril deste ano, ao custo de R$1,7 milhão. Com a finalização de mais este trecho, a Leste-Oeste vai ligar a Capital ao trevo de Senador Canedo, uma vez que o tramo leste vai da Rua 74, no Centro de Goiânia, até a GO-403. Além disso, a nova etapa da avenida vai ajudar a diminuir o tráfego de veículos em outras vias importantes da Capital, como a Avenida Anhanguera.
“Esta é uma obra que a população da região esperava há muito tempo. Por determinação do nosso prefeito Rogério, as equipes realizaram os serviços de terraplanagem, pavimentação asfáltica, galeria pluvial, calçamento para a segurança dos pedestres e toda a iluminação em LED”, pontuou o secretário de Infraestrutura Urbana, Denes Pereira.
Dona Maria do Carmo Santos é moradora da região há 15 anos e acompanhou a cerimônia de entrega do trecho. “Nós pedimos e o prefeito atendeu. Agora temos asfalto de qualidade e iluminação clarinha para nos dar mais segurança”, disse.
A parte final do tramo oeste, que vai da Rua 74 ao município de Trindade, aguarda a desapropriação de imóveis para sua conclusão. Quando estiver totalmente pronta, a Avenida Leste-Oeste terá uma extensão de 46,1 quilômetros, sendo 29,9 quilômetros apenas no município de Goiânia.
Mobilidade
A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) também anunciou melhorias no trânsito do novo trecho da Leste-Oeste, entregue pelo prefeito Rogério, com objetivo de garantir segurança viária e fluidez no tráfego local. De acordo com o secretário Marcelo Torrubia, o local possui um grande fluxo de veículos particulares, transporte coletivo e pedestres, por isso a necessidade do novo ordenamento viário.
“Semaforizamos a Avenida Leste-Oeste com a Avenida Manchester, com isso, os condutores que realizam a conversão à esquerda sentido Bairro Vila Pedro pela Avenida Hamburgo, deverão fazer a manobra pela Avenida Leste-Oeste. O motorista que trafega pela Hamburgo deverá entrar à direita rotatória que antecede a Manchester para acessar a Avenida Leste-Oeste que terá um semáforo de dois tempos para que seja possível fazer a conversão com segurança e seguir sentido Vila Pedroso, Parque das Amendoeiras ou até mesmo ir para o município de Bonfinópolis”, explica Torrubia.
Para garantir a fluidez, será retirado o terceiro tempo semafórico no cruzamento das Avenidas Hamburgo com a Manchester. “O terceiro tempo no local tem gerado engarrafamento para trafegar da região Vila Pedroso sentido Jardim Novo Mundo. Com a nova configuração iremos destravar o trânsito no local”, pontua o secretário.
Os pedestres da região poderão realizar a travessia na Avenida Leste-Oeste e na Avenida Hamburgo durante o tempo semafórico dos veículos. “O projeto prioriza a segurança dos mais frágeis. A gestão do prefeito Rogério tem trabalhado essa questão no trânsito de Goiânia. Com a nova configuração, essa é mais uma região que iremos garantir maior fluidez e segurança viária”, finaliza o secretário.
Fotos: Jucimar de Sousa