A Rússia se comprometeu nesta segunda-feira (14/3) com a cooperação internacional na não proliferação de armas nucleares, no âmbito do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Em reunião do organismo sobre o tema, o país reforçou a resolução 2622 do Conselho, que trata sobre uma extensão do mandato no Comitê de monitoramento da posse de armas nucleares, químicas e biológicas.
O represente russo na ocasião, Dmitry Polyanskiy, afirmou que o país busca o principio do consenso, especialmente levando em conta a intenção de prevenir armas de destruição de massa em posse de atores não estatais. Para o representante do Brasil Ronaldo Costa Filho, o Comitê vem conseguindo evitar que atores não estatais consigam acesso à armas nucleares, químicas e biológicas.
Segundo ele, é necessário se adaptar aos desafios futuros no tema. Ainda assim, o diplomata afirmou que a "forma mais efetiva de combater proliferação de armas de destruição em massa é o desarmamento", e visou a eliminação irreversível de equipamentos.
No geral, os outros países apoiaram a resolução 2622, que foi aprovada em fevereiro por unanimidade e se comprometeram com a não proliferação de armas de destruição em massa. Outro ponto destacado foi a necessidade de prevenir grupos terroristas de terem acesso aos equipamentos. (Agência Estado)
No Conselho de Segurança da ONU, Rússia se compromete com a “não proliferação de armas nucleares”
Leia também
Há um grupo no Facebook em que os membros compartilham fotos de pessoas que se parecem com Adam Sandler
Há um grupo no Facebook intitulado de "Sort of Adam Sandler" (algo como "Quase Adam...
Palmeiras negocia contratação de Facundo Torres, atacante do Orlando City
O Verdão está em conversas avançadas com o Orlando City, dos Estados Unidos, para trazer...
Aberto período para confirmação de matrícula para ano letivo de 2025
Efetivação da vaga na rede estadual de ensino deve ser feita diretamente na escola selecionada...