A deputada estadual Lêda Borges (PSDB) luta por uma vaga na Câmara Federal. A parlamentar, que já foi secretária municipal e estadual, vereadora e prefeita de Valparaíso, tem experiência e competência de sobra para representar o Estado de Goiás no cenário nacional. A tucana é uma das mais cotadas ao pleito, já que atua e é querida pelas mulheres, população vulnerável e pela região do Entorno de Brasília, que tem o segundo maior eleitorado do território goiano.
Servidora Pública Federal aposentada, deputada estadual, mãe, avó e esposa, Lêda Borges é sinônimo de garra, empenho e competência. Licenciada em Letras e pós-graduada em Linguística Aplicada, formou-se também em Direito e se aposentou como efetiva do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.
Lêda Borges e sua trajetória política
Sua trajetória bem-sucedida não se dá apenas no âmbito profissional, mas também no ramo político. Com muita luta, Lêda Borges rompeu barreiras e superou preconceitos ao se tornar a primeira Secretária Municipal de Educação de Valparaíso, em 1997. No ano de 2001, ela se inseriu ainda mais na política e tornou-se a primeira vereadora eleita da cidade.
Em 2003, foi nomeada como primeira mulher a chefiar a Secretaria Municipal de Obras do município, provando toda sua competência e habilidade. Ainda rompendo barreiras e o machismo, tornou-se a primeira prefeita de Valparaíso, para o mandato de 2009 a 2012. Entre 2013 e 2014, foi a primeira mulher a ser escolhida como presidente da Agência Goiana de Desenvolvimento Regional, período em que desempenhou as atividades com maestria.