Caiado X Mendanha:
Pesquisa encomendada pelo Grupo Gazeta de Comunicação “prevê” disputa acirrada em Goiás

Pelo visto, a disputa entre o governador Ronaldo Caiado (DEM) e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido) será intensa ao longo do período eleitoral. A polarização entre a dupla ficou evidente a partir da nova pesquisa Voga BR, encomendada pelo Grupo Gazeta e divulgada nesta quinta-feira (03/02). Pelo visto, a disputa entre o governador Ronaldo Caiado (DEM) e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido) será intensa ao longo do período eleitoral. A polarização entre a dupla ficou evidente a partir da nova pesquisa Voga BR, encomendada pelo Grupo Gazeta e divulgada nesta quinta-feira (03/02). Na pesquisa estimulada ainda foram mensurados os nomes do senador da República, Vanderlan Cardoso (PSD), com 4,46% dos votos, no entanto o parlamentar garante que não concorrerá a cargos neste pleito. Na quinta posição, aparece o deputado federal Major Vitor Hugo, do PSL, que tenta emplacar seu nome como representante do presidente Jair Bolsonaro na disputa pelo Palácio das Esmeraldas. Ele teria 3,47% da intenção eleitoral. Fecha a rodada Jânio Darrot, do Patriota, com 0,62% e Wolmir Amado, do PT, com 0,37%.

Darrot, no entanto, desistiu da pré-candidatura e irá apoiar o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha ao longo do pleito. O candidato petista também avalia os cenários e pode abrir mão da candidatura caso um nome mais forte tope fazer palanque em solo goiano para o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Chama a atenção no levantamento estimulado, o número daqueles que não sabem ou não quiseram opinar: 13,51%. Nulos são 5,58%, seguido pelos votos brancos, 4,09%.

“Não sabem ou não respondem” lidera no cenário espontâneo

Quando o entrevistador não coloca nomes no levantamento e o entrevistado responde qualquer candidato, o governador Ronaldo Caiado também aparece na primeira posição, mas com menor índice: são 20,45% os que votariam hoje no democrata. Gustavo Mendanha segue na segunda posição com 10,53% da intenção de voto do eleitorado entrevistado. Chama atenção aqueles que não quiseram responder ou não sabem em quem votar: 55,76%, “liderando” essa pesquisa.

Neste cenário, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) aparece com bem menos intenção de voto e foi lembrado por 2,85%. O Major Vitor Hugo (PSL) tem 2,35% das intenções de voto e Vanderlan Cardoso, 1,86%. Wolmir Amado e Jânio Darrot, 0,12%, mesmo índice do pré-candidato a vice-governador, Daniel Vilela, do MDB.

Nesse levantamento, o deputado estadual Lucas Calil, do PSD e o empresário Otavinho Lage (PSDB) que sequer manifestaram o interesse em concorrer ao Palácio das Esmeraldas, também aparecem com 0,12%.

Mais da metade dos entrevistados aprovam gestão Caiado

O levantamento também mediu o contentamento com a gestão do governador Ronaldo Caiado. A administração é aprovada por 51,30% dos entrevistados pelo Instituto. 29,24% desaprovam o democrata enquanto que 19,45% não sabem ou não opinaram.

Enquanto 8,18% consideram a gestão “ótima”, 9,67% avaliam como “péssima”. 30,48% avaliam a gestão como “boa” e o mesmo índice para aqueles que consideram a administração “regular”. 10,41% acham que Caiado faz um governo “regular” enquanto 10,78% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 28 de janeiro e colheu 807 entrevistas com eleitores goianos. Grau de confiança 95% e tem 3,5% de margem de erro para mais ou para menos. Foi registrada no TSE (BR – 022119/2022) e no TRE/GO (GO – 08694/2022).

Leia também

Há um grupo no Facebook em que os membros compartilham fotos de pessoas que se parecem com Adam Sandler

0
Há um grupo no Facebook intitulado de "Sort of Adam Sandler" (algo como "Quase Adam...

fHá um grupo no Facebook em que os membros compartilham fotos de pessoas que se parecem com Adam Sandler

0
Há um grupo no Facebook intitulado de "Sort of Adam Sandler" (algo como "Quase Adam...

Aberto período para confirmação de matrícula para ano letivo de 2025

0
Efetivação da vaga na rede estadual de ensino deve ser feita diretamente na escola selecionada...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile