Amma e Comurg promovem ação conjunta para recuperação de áreas verdes e aumento da vegetação natural
A Prefeitura de Goiânia lança nesta sexta-feira (19/11) o ArborizaGyn, a maior ação de plantio de árvores da história da capital. O projeto prevê o plantio simultâneo de 50 mil mudas de árvores nativas do Cerrado, a partir das 9h, no Residencial Três Marias, no Parque Macambira e no Parque Cascavel.
Segundo o prefeito Rogério Cruz, tornar Goiânia uma cidade mais verde é uma das prioridades da gestão. “Saímos de um período em que a população sofre com o calor e as árvores são fundamentais para essa amenizar o clima, necessárias para a qualidade do ar e para a regularidade das chuvas. Por isso, queremos deixar como legado áreas verdes recuperadas, uma ampliação da cobertura vegetal da cidade e um meio ambiente mais equilibrado”, destacou.
Para o presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Luan Alves, que coordena o projeto, a participação da população é fundamental para que a meta de plantio seja alcançada. “Nós queremos convidar a todos os goianienses para que venham fazer sua parte, plantar uma árvore e deixar sua contribuição. Vamos cultivar juntos uma Goiânia melhor”, afirmou.
As áreas verdes escolhidas para o plantio abrigam as nascentes dos córregos Pindaíba, Cascavel e Macambira, e a ação visa recompor as árvores perdidas ao longo do tempo, protegendo as fontes de água da erosão e assoreamento, além de facilitar a infiltração de água no solo e o abastecimento do lençol freático.
Além do prefeito Rogério Cruz e do secretariado municipal, o evento também tem a presença confirmada do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.
Responsabilidade Socioambiental
A ação conjunta desenvolvida pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), por meio do projeto ArborizaGyn, visa diminuir impactos ambientais, incentivando processos de conscientização e apoio popular, para promover uma mudança de postura da sociedade frente às necessidades de se intensificar políticas de responsabilidade socioambiental.
“Nosso objetivo é transformar a capital goiana na cidade mais arborizada do mundo. É compromisso da gestão alcançar o número de 1 milhão de árvores plantadas. Precisamos alavancar projetos que reforcem a responsabilidade de cada cidadão com o meio ambiente, valorizando cada espaço público”, explica o presidente da Comurg, Alex Gama.
Nayane Gama, da editoria de Meio Ambiente, e Márcia Tormim, da editoria de Urbanização